Cinema
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
O negócio aqui apresentado está associado aos momentos de lazer das pessoas. Trata-se da exibição de filmes em cinema para um público em geral, seja para homens, mulheres, adultos, crianças ou idosos.
A concorrência é formada principalmente por grandes empresas que representam mais da metade do faturamento total no Brasil, mas que está situado apenas nas grandes capitais brasileiras. Contudo, conforme apresentado por CIEGLINSK (2009), apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas de cinema, demonstrando que há um grande mercado ainda a ser explorado.
O consumo deste tipo de entretenimento sofre influências econômicas e está intimamente ligada à renda do cidadão, pois não é considerado um lazer barato. Porém, para estudantes e idosos, um mercado à parte, é bastante vantajoso, pois estes possuem benefícios como descontos.
O investimento nesse tipo de negócio é bastante elevado, principalmente quando o futuro empresário tiver como público concorrente as grandes marcas como Multiplex e Cinemark, mas o retorno financeiro é garantido.
Este documento não substitui o plano de negócio .Para elaborá-lo procure o Sebrae.
Mercado
Mercado Consumidor
O mercado consumidor de cinemas é formado por quem busca nos filmes um momento de lazer e descontração. O público é composto por pessoas de todas as idades, faixas etárias, homens, mulheres e crianças. Nesse sentido, pode-se imaginar que todos os brasileiros sejam