Cinema novo
A ORIGEM
Historicamente e arqueologicamente comprovado que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes, criado na China, é considerado um dos mais remotos precursores do cinema. Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.
Estabelecer marcos histórico é sempre perigoso e ariscado, principalmente, no campo das artes. Inúmeros fatores competem para o estabelecimento de determinada técnica, seu emprego, práticas associadas e impacto numa ordem cultural. A data de 28 de Dezembro de 1895 é especial no que refere ao cinema, e sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação para o publico, dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistou o mundo e fez nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat..
Hoje em dia, o cinema baseia-se em projeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos. Como por exemplo o thaumatrópio (inventado entre 1820 e 1825 por William Fitton), fenacistoscópio (inventado em 1829 por Joseph-Antoine Ferdinand Plateau), zootropo (em 1834 por Will George Horner) e praxinoscópio (em 1877 por Emily Reynaud). Em 1888, Emily Reynaud melhorou sua invenção e começou projetar imagens no Musée Grévin durante 10 anos.
Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia em máquina de filmar, de revelar e projetar. Em