Cinema Documento
O principal objetivo de um documentário sempre será mostrar fatos reais, utilizando diversos métodos para isso. Não existe uma fórmula a se seguir. Muitas vezes são utilizados documentos históricos, depoimentos e entrevistas com pessoas envolvidas ao tema central, assim como também existem diretores que utilizam histórias contadas ou representadas por atores, para dar sua versão dos fatos reais a serem expostos. Ambos os métodos podem ser considerados como documentários e é nessa diversidade de métodos que identificamos a riqueza e a arte de se fazer um documentário.
Podemos encontrar documentários feitos somente com depoimentos e entrevistas, apenas imagens e trilhas sonoras ou até mesmo uma mistura com a ficção, o que contaria com atores interpretando um fato real baseado em uma pesquisa sobre o determinado assunto. Entretanto, o que diferencia a arte de documentar em forma de vídeo dos outros gêneros de filmes é a realidade dos fatos e a forma como essa realidade é contada. A arte de documentar a verdade.
O gênero documental surgiu junto ao nascimento da história do cinema, pois os irmãos Lumière, criadores do cinema, registravam e exibiam cenas do cotidiano, retratando a época de forma experimental. Mesmo que não tenha sido com este objetivo, despretensiosamente eles registraram e documentaram a vida real. O primeiro a ser considerado um protótipo de filme documental foi Nanook of the North(Nanook, o esquimó) de Robert Flaherty que registrou o dia a dia de uma família de esquimós. Por conta de sua linha narrativa e estética, o