Cine Social
Em Lixo Extraordinário as dimensões do aterro e a quantidade de lixo são enormes. Todo resíduo em putrefação fica expostos as pessoas dividem espaço com incontáveis urubus. A estrutura irregular na disposição de lixo ambiental é característica de um lixão, diferente de um aterro sanitário que possui impermeabilização contra contaminações, cobertura vegetal e escapes de gás metano. Isso demonstra uma falha no gerenciamento de resíduos de uma grande cidade, que pode ser corrigida com uma boa gestão urbana. Além dessa problemática, as condições de trabalho dos catadores são evidentemente desprezíveis, possuem contato direto aos diversos resíduos gerados por 70% do Rio de Janeiro, isso conclui altos riscos de contaminação e susceptibilidade a diversos tipos de doenças.
O lixo é sim uma fonte de renda para muitas famílias, mas o Estado pode e deve dar condições para essas pessoas trabalharem com dignidade, em segurança. Devem existir políticas públicas da coleta seletiva de matérias para os catadores de lixo, a separação de resíduos sólidos misturados com restos de comida, tem que haver a participação do poder público na implementação de políticas voltada para o bem estar da sociedade.
Enquanto Carandiru narrado de forma tradicional, editado da maneira básica,as cenas são violentas mas não tão chocantes o quanto deveriam ou poderiam.Na verdade é um filme que conta a história de um médico que se propõe fazer um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina ,lá ele entra em contato com o que,aqui fora a maioria das pessoas tem medo de imaginar.Ao contrário do que se possa pensar Carandiru é bem mais do que um filme sobre a prisão,ele também não fala apenas sobre a violência predominante dentro da cadeia ou sobre as injustiça da lei,nem mesmo é uma peça de acusação contra os detentos.
O filme fala de seres humanos e destrói alguns mitos tão popularizados na mente das pessoas como