Cinco s culos passaram desde que o fil sofo grego Tales de Mileto descobriu a eletricidade
A evolução tecnológica e demográfica, assim como a procura de um maior bem-estar e de uma melhor qualidade de vida conduziram, nos últimos tempos, a um crescimento muito rápido do consumo energético, nas várias atividades humanas, a nível mundial.
Por estar tão enraizada nos nossos gestos e tarefas, abdicar da eletricidade ser-nos-ia agora penoso. Já não conseguiríamos viver sem iluminação, nem deixar de usufruir dos inúmeros equipamentos elétricos que nos ajudam nas tarefas laborais. Seríamos incapazes de passar os dias sem usar telefones, computadores, faxes e impressoras. Não toleraríamos a ausência dos equipamentos elétricos de aquecimento e arrefecimento que nos melhoram o conforto.
Em suma, a eletricidade, tanto ou mais do que as outras formas de energia, é o motor da nossa vida moderna. Mas apesar desse valor, muitas vezes nos esquecemos das dificuldades, dos custos e dos impactos da sua produção e consumo.Obtida a partir de todos os outros tipos de energia, a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.