CINCO LIÇÕES DE PSICANÁLISE
Cinco Lições de Psicanálise – 1910, pg. 13
Cinco Conferências proferidas em alemão por Freud na Clark University EUA, por ocasião da comemoração do vigésimo aniversário de fundação da universidade. Sendo estas conferências, a primeira exposição sistemática que Freud fez de sua teoria.
Primeira lição
Freud não chama para si o mérito de ter criado a Psicanálise, declara que quando estudante, “o Dr. Joseph Breuer, empregou pela primeira vez esse método no tratamento de uma jovem histérica (1880-1882)”, (FREUD, p 27).
Antes de iniciar Freud declara que lhe agrada o fato de que a maioria dos ouvintes não são médicos, não sendo necessária a cultura médica para acompanhar o seu raciocínio.
O Caso do Dr. Breuer:
Mulher, 21 anos
Excelentes dotes intelectuais
Apresentou enfermidade que durou cerca de 2 anos, caracterizado por perturbações físicas e psíquicas.
Padecia de paralisia espástica da perna e braço direito, acompanhada de anestesia e temporariamente afetava da mesma forma os membros do lado esquerdo.
Somadas a isto: perturbações no movimento dos olhos, alterações na visão, dificuldade de manter a cabeça erguida, crises de tosse, repugnância a alimentos e uma vez durante várias semanas, incapacidade de beber água, apesar de sede intensa.
Sofria por último de uma perda da capacidade de comunicação, estados de ausência e alienação, delírio e alteração de toda a personalidade.
Diante do quadro o diagnóstico apontaria para uma grave doença com poucas chances de cura e conduzindo a um rápido e fatal desenlace. Quando um quadro patológico como este se apresenta em um indivíduo jovem, aparentemente com órgãos internos funcionando perfeitamente, os médicos atribuem um diagnóstico de Histeria, não considerada uma ameaça a vida e a expectativa são de que o paciente se recupere.
Freud registra que caminhará com os médicos até