cinco critérios associados ao PCP.
-Política de gestão de pessoas (fatores internos);
-Logística (fatores internos);
-Layout (fatores internos);
-Demanda do mercado (fatores externos);
-Analise de riscos (fatores externos);
-Indicadores de desempenho (fatores internos);
-Qual o tipo da produção – empurrada ou puxada (fatores internos).
3. Por que o PCP está intimamente ligado à competitividade das empresas?
Pois o PCP tem a função de controlar os custos e assim influi no processo contemporâneo de competitividade das organizações.
Sabemos que a expressão lucro= receita - despesas, ou seja, a estratégia para aumentar o lucro é: aumentar a receita ou reduzir o custo de produção. Com o PCP, e visto que conseguimos essa função de controlar os custos, podemos assim ter um resultado melhor, reduzindo gastos do que aumentando a receita. Podendo ter um preço mais competitivo no mercado.
4. Explique a importância do objetivo de desempenho flexibilidade para as empresa se manterem competitivas no mercado atual. Quais formas de flexibilidade uma empresa pode desenvolver?
O PCP adota o principio da flexibilidade do Planejamento, assim o PCP decide como melhor empregar os recursos de produção, ou seja, o planejamento tem que ser flexível a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.
A empresa deve desenvolver flexibilidade a fim de pode alterar o seu mix de produtos para atender conforme a sua demanda.
5. Discorra sobre os fatores que determinam o sucesso de uma empresa de manufatura.
6. Discorra sobre os conflitos entre as áreas de vendas, produção e financeira. Como eles podem ser superados?
Conforme a empresa vai crescendo e ficando mais complexa, cada setor acaba se concentrado apenas em seu departamento. E todos os departamentos funcionam de forma dependente, pois o departamento de produção não pode começar a produzir até que receba o pedido da área de vendas e também não produz