Cin tica das rea es qu micas
Observar a influência da concentração dos reagentes sobre a velocidade de uma reação.
2) Fundamentos Teóricos
Entre os principais fatores que alteram a velocidade das reações está a concentração dos reagentes. Geralmente, um aumento na concentração dos reagentes aumenta a rapidez de uma reação, podendo ser um agente catalisador.
Bom, conforme estudamos na teoria das colisões, para que uma reação se efetive é necessário que ocorram choques ou colisões eficazes entre os átomos dos reagentes. Assim, quando aumentamos a sua concentração haverá uma maior quantidade de moléculas presentes no sistema em um mesmo espaço, o que acarretará em aumento nas suas colisões em um mesmo intervalo de tempo e, consequentemente, uma maior probabilidade de ocorrerem choques efetivos ou eficazes, por isso é possível constatar que o aumento da concentração dos reagentes faz com que haja mais moléculas e mais colisões, aumentando a rapidez da reação.
Embora essa seja uma constatação que se repete para a maioria dos casos, é necessário fazer os cálculos experimentais para determinar a influência da concentração específica em cada reação, pois, em alguns casos, se dobrarmos a concentração dos reagentes a rapidez da reação também dobra, já em outros casos quadriplica e, ainda em outras reações, a velocidade permanece constante.
Além disso, em sistemas gasosos, quando se aumenta a pressão é o mesmo que aumentar a concentração, pois haverá um menor espaço ou volume para as moléculas do que havia no sistema anterior ao aumento da pressão.
3) Objetivo
Colocarmos em prática a “teoria das colisões”, para constatarmos que a concentração de reagentes pode alterar a velocidade da reação.
Parte experimental
Materiais e Reagentes Materiais
Reagentes
5 tubos de ensaio
Na2S2O3 (Tiossulfato de sódio)
Pipeta graduada (10 mL)
H2O (água)
Bequer
HCl
Cronômetro
Folha de papel com ponto
Procedimento Experimental
1) Foram separados 5 tubos de ensaio e em