Cimentos
Materiais de Construção 2
Cimentos
Luís Pedro Carreira
Leiria, Fevereiro de 2005
______________________________________________________________________
Instituto Politécnico de Leiria
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria
Engenharia Civil
Materiais de Construção 2
Cimentos
Luís Pedro Carreira
Nº. 11280 ec11280@student.estg.ipleiria.pt www.estg.ipleiria.pt
Página 2 de 8
______________________________________________________________________
Cimentos:
Generalidades:
Ligantes:
Os ligantes hidráulicos são constituídos por pós muito finos que amassados com água formam uma pasta cujo endurecimento se dá apenas pela reacção química entre o pó e a água.
A designação de ligantes deve-se à propriedade que tem de poder aglomerar uma proporção elevada de materiais inertes, como areias, godos, pedra britada, etc; conferindo ao conjunto grande coesão e resistência, o que os torna aptos a serem utilizados na construção como argamassas e betões.
Consideram-se hidráulicos porque, além de endurecerem ao ar, são capazes de adquirir elevadas resistências debaixo de água, suportando perfeitamente a sua acção.
Uma outra categoria de ligantes, a mais antiga de todas, é a dos ligantes aéreos; que são assim chamados porque não podem passar ao estado sólido dentro de água. A partir do século
XIX foram perdendo o interesse devido à invenção do cimento portland. O cimento portland artificial, é de facto o ligante hidráulico mais importante de todos.
Composição da matéria- prima:
O cimento portland artificial é obtido a partir de uma mistura de calcário (carbonato de cálcio), argila (silicatos de alumínios e ferro); e eventualmente outra, ou outras substâncias apropriadas ricas em sílica, alumina ou ferro, reduzida a pó muito fino, que se sujeita à acção de temperaturas da ordem de 1450º C, obtidas geralmente em grandes fornos rotativos.
A mistura é muito bem homogeneizada e bem dispersa, quer a seco (fabricação