Cimento
UCEFF FACULDADES
HISTÓRIA DO CIMENTO PORTLAND
ACADÊMICO: CASSIANO JUNIOR PINHEIRO
TURMA: 52
PROFESSOR: EMERSON RIBEIRO
CHAPECÓ, SC - 23/02/2015
História do Cimento
Com o passar dos anos o homem sentiu a necessidade de criar um material que tornassem suas construções mais maleáveis, seguras, e duráveis. Com esse princípio o engenheiro John Smeaton em 1756 começou as buscas por um aglomerante que facilitasse a reconstrução do farol de Eddystone na Inglaterra.
O nome, cimento, surgiu do termo que os romanos utilizavam para se referir aos diversos materiais aglomerantes que davam origem a experimentos, na época ainda chamados de caementum e que com o tempo passou a se chamar Cimento.
O nome composto, Cimento Portland, surgiu a partir do patenteamento do pedreiro Joseph Aspdin, que usou a mistura aglomerante dando referencia à Portlandstone, pedra muito usada nas construções da época na região de Portland, Inglaterra. A mistura só foi patenteada em 1824, 68 anos depois dos experimentos de John Smeaton.
Joseph designava a mistura aglomerante como calcário muito com argila em meio úmido, tão moído até se tornar impalpável. a umidade provinda da agua adicionada a mistura era evaporada e apos isso a mistura se calcificava. o processo era acelerado com a utilização de fornos, e só após isso os blocos rígidos eram moídos bem finos.
Com o passar dos anos, pesquisas proporcionaram a precisão de proporções adequadas para a mistura, tal como a dosagem de seus componentes e a temperatura adequada para a cura do material.
O cimento portland era de fato exatamente o que o engenheiro John Smeaton buscava na época, talvez até além do que se esperava. O uso do cimento proporcionou a liberdade para a criatividade dos arquitetos a partir da precisão obtidas através de cálculos de esforços, moldabilidade, elevada resistência a esforços além da praticidade de endurecer tanto em contato com o ar, tanto em contato com a