Cimento
Há algum tempo diversas questões ambientais vem sendo discutidas, o que permite identificar um interessa cada vez maior, da população em geral, bem como é notável a intensificação do interesse de pesquisadores, ambientalistas, órgãos do setor governamental , ONG’s, bem como do público consumidor. Faz um tempo que questões ambientais vem sendo discutidas e cada vez mais as pessoas estão interessadas nisto, pessoas comum e não apenas pesquisadores da área, ambientalistas e órgãos governamentais e não governamentais, agora os consumidores também estão preocupados. Sendo assim, para uma empresa que deseja manter-se ou entrar de maneira competitiva no mercado financeiro internacional ao longo dos próximos anos, é fundamental que possuam caráter sustentável. Então para uma empresa se manter competitiva no mercado durante os próximos anos, principalmente aquelas que tenham interesse em entrar ou manter-se em mercados internacionais, tem por obrigação, ser uma empresa sustentável.
Despontando como uma ótima ferramenta de gestão ambiental está a ACV (análise do ciclo de vida), metodologia esta que utiliza dados de entrada e saída em termos de matéria e energia, bem como mantém o controle sobre os potenciais impactos ambientais relacionados ao produto ou processo idealizado; possibilitando assim a obtenção de importantes resultados sobre o desempenho ambiental de forma geral. Umas das formas de gestão ambiental está a utilização da ACV (análise do ciclo de vida), uma metodologia que utiliza os dados de entradas e das saídas de matérias e de energia e também dos potenciais impactos ambientais, referentes ao produto ou processo a ser estudado. Produzindo importantes resultados sobre a performance ambiental do produto ou processo estudado.
Umas das grandes vantagens do ACV é conhecer “a si mesmo”, no caso conhecer profundamente o que se faz e o que isso gera. Assim, além de ser uma ferramenta de grande importância ambiental, ela também pode produzir