cimento portland
Por ser acrescido de Escória siderúrgica, uma mistura de metais resultantes do processo de alto-forno e com a presença de silicato, o cimento CP II-E possui características de ligante hidráulico e apresenta baixo calor de hidratação, evitando trincas quando há grande massa de concreto.
Conforme a Norma Brasileira que adequa este cimento (NBR 11578), a sua composição deve ser:
56 a 94% Clínquer e gesso
6 a 34% Escória
0 a 10% Calcário
Aplicações: Este cimento pode ser aplicado nos mais diversos casos: placas de concreto, assentamento de cerâmicas, blocos e tijolos, concreto armado, concreto protendido... A sua utilização em pré-moldados ou artefatos de cimento não é tão recomendada, sugerindo-se o Cimento Portland de Alto-forno (CP III).
http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/cp2-e.html
Ideal para utilização em estruturas de concreto armado, pavimento de concreto, argamassa de chapisco, assentamento de blocos, revestimento, pisos e contrapisos, groutes, concreto protendido, pré-moldados e artefatos de concreto (blocos, pavers, tubos, telhas, vasos e outros).
Para aplicações que necessitem de moderadas resistências à compressão nas primeiras idades e que estejam expostas a ataques químicos do meio ambiente
Indicado para fabricação de artefatos de cimento, blocos de concreto, concreto protendido,