Cimento Portland
Cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clinker constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com uma certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
O clinker é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação de uma mistura daqueles materiais, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente.
PROPRIEDADES FÍSICAS
As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos distintos:
Propriedades do produto em sua condição natural, em pó, da mistura de cimento e água e proporções;
Convenientes de pasta;
Mistura da pasta com agregado padronizado – as argamassas.
As propriedades da pasta e argamassa são relacionadas com o comportamento desse produto quando utilizado, ou seja, as suas propriedades potenciais para a elaboração de concretos e argamassas.
Tais propriedades se enquadram em processos artificialmente definidos nos métodos e especificações padronizados, oferecendo sua utilidade quer para o controle de aceitação do produto, quer para a avaliação de suas qualidades para os fins te utilização dos mesmos. Densidade: a densidade do cimento usualmente é 3,15 , porém pode aparecer em valores medidas inferiores. O conhecimento desses valores encontrasse nos cálculos de misturas dos volumes de seus constituintes. Em sua pasta, a densidade vira um valor que varia com o tempo, aumentando a medida que progredi o processo de hidratação, onde esse fenômeno é chamado de retração.
Finura : A finura do cimento depende do tamanho dos seus grãos, ela é a o fator que governa a velocidade de sua reação no processo de hidratação, o aumento de sua finura melhora sua resistência, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos e diminui a expansão em autoclave.
Tempo de pega: é a evolução das propriedades das partes mecânicas