cimento geopolimérico
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO III
CIMENTOS GEOPOLIMÉRICOS
Pedro Henrique de Paula- 2008014244
Belo Horizonte
2013
1. DEFINIÇÃO
Os geopolímeros, também conhecidos como polímeros inorgânicos, são materiais aluminossilicatos com características cimentantes que possuem um grande potencial de aplicações. Os materiais cimentícios produzidos pela ativação alcalina de aluminossilicatos vêm sendo estudados em diversos aspectos; tanto pela procura por materiais mais resistentes, como também materiais que possam ser produzidos utilizando matérias-primas de baixo custo, com pouco gasto energético e principalmente com baixa emissão de gases tóxicos na atmosfera. São sintetizados pela ativação alcalina de precursores aluminossilicatos tais como resíduos industriais, argilas calcinadas, minerais naturais entre outros e têm suas características físico-mecânicas intimamente associadas às características dos materiais precursores e condições de cura.
Esses materiais possuem excelentes propriedades mecânicas, incluindo resistência ao fogo e ácidos. Estas propriedades tornam os geopolímeros um material de construção alternativo comparado ao cimento Portland, e como consequência, a tecnologia geopolimérica tem atraído uma grande atenção internacional nos últimos 20 anos.
Os geopolímeros consistem de unidades tetraédricas de aluminato e silicato, ligados por átomos de oxigênio. Os produtos geopoliméricos, no entanto, não possuem composição estequiométrica definida e compreendem misturas de estrutura amorfa a semi cristalina e partículas Al-Si.
O modelo do mecanismo das reações geopoliméricas é composto por um conjunto de reações de dissolução, coagulação, condensação e cristalização. O primeiro passo consiste na quebra das ligações covalentes Si-O-Si e Al-O-Si que