CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
ODONTOLOGIA
CIMENTO DE FOSFATO DE ZINCO
MACAPÁ – AP
2014
INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR – IMMES
ODONTOLOGIA
MACAPÁ – AP
2014
Introdução
Cimentos Odontológicos são agentes de vedação usados para as restaurações fundidas O sucesso das restaurações cimentadas com estes agentes de vedação tem sido atribuído à excelente adaptação entre a restauração e o dente preparado.
O cimento de fosfato de zinco é bastante utilizado nas restaurações fundidas. Possui como principais características, sua resistência adequada e tempo de trabalho razoável.
Cimento de fosfato de zinco
O cimento de fosfato de zinco é usado principalmente para cimentação final, na qual é necessária alta resistência. O cimento é formado misturando-se um óxido em pó com um líquido ácido.
Cimento Tipo I: cimentação de restauração indireta e cimentação de aparelhos ortodônticos
Cimento Tipo II: restauração temporária, restauração intermediária e base.
Composição
Composição e reação
O pó do cimento de fosfato de zinco é principalmente óxido de zinco com adições de óxido de magnésio e pigmentos. O líquido é uma solução de ácido fosfórico em água tamponada por íons de alumínio e zinco. Para ajudar a retardar a reação de presa durante a mistura. A superfície do pó alcalino é dissolvida pelo líquido ácido, causando liberação de calor. O cimento é muito poroso.
Manipulação
As embalagens do pó e do líquido são levemente agitadas, antes dos conteúdos serem retirados. O pó do cimento é normalmente retirado com uma medida fornecida pelo fabricante. O pó é dividido, em um canto da placa de vidro, em 4 a 6 porções. A quantidade de líquido, dada em gotas nas instruções é colocada em um área da placa afastada do pó. O pó é adicionado ao líquido em porções com 15 segundos de intervalo, com um