cimento, aço e pvc
Na construção civil é utilizada uma infinidade de materiais, e para que as edificações não sofram nenhum tipo de problema no seu desempenho, é necessário conhecer as propriedades dos materiais. O cimento e o aço são, sem contestação, um dos mais importantes no que se refere à durabilidade e segurança das estruturas que os tem como elementos principais, alvenaria. Ter um conhecimento a profundado sobre tais matérias vai garantir uma alta eficiência em suas devidas funções. O PVC, já foi mais utilizado, hoje esta sendo substituído por métodos mais modernos que oferecem funções parecidas. Não obstante, ao observar as características desse material pode-se encontrar adequações à ele em um universo que admite uma variedade de inovações. O objetivo deste trabalho vai além do aprofundamento gratuito no conhecimento dos materiais citados anteriormente, mas observar a importância dos mesmos, levando em consideração suas distintas características.
2 CIMENTO Os antigos já usam produtos com propriedades parecidas ao cimento, sendo considerada a origem do mesmo. O cimento pode ser definido como um pó fino que possui propriedades ligantes e que endurece à ação da água. O processo de descoberta do cimento foi iniciada com o inglês Smeaton, que obteve produtos com alta resistência. É constituído essencialmente de cal, sílica e óxido de ferro, pode conter outros elementos, porem em menor quantidade. 2.1 Propriedades Físicas
Como o cimento é um pó, suas propriedades são analisadas em potencial quando ele está em forma de pasta. A densidade absoluta do cimento Portland é usualmente considerada como 3,15, embora, na verdade, possa variar para valores ligeiramente inferiores. Na pasta do cimento, a densidade é um valor variável com o tempo, aumentando à medida, que progride o processo de hidratação.
A finura do cimento é uma noção relacionada com o tamanho dos grãos do produto, mais precisamente a