Cimbramentos
Estrutura de suporte provisória composta por um conjunto de elementos que apoiam as fôrmas horizontais (vigas e lajes), sustentando as cargas atuantes e transmitindo-as ao piso ou pavimento inferior.
Cimbramentos podem ser de madeira bruta,serrada,metálico
Podem ser de dois niveis e um nivel
Sistema estático, onde as cargas de montagem e concretagem são transferidas para o apoio –solo ou laje inferior.
Também chamado de ESCORAMENTO, é uma estrutura metálica de suporte temporário composta por um conjunto de peças que são dimensionadas para suportar as vigas e lajes a serem concretadas, com todas as cargas atuantes tais como o peso próprio das formas, aço, concreto a ser lançado e a carga dos trabalhadores e equipamentos envolvidos sobre as formas.
Toda essa carga é transmitida ao solo no caso de ser o primeiro pavimento ou aos pavimentos inferiores até chegar ao solo e/ou fundação.
Principais aplicações
Estruturas de concreto em geral em:
Residências
Edifícios residenciais, comerciais e industriais
Obras industriais dentre as mais diversas
Pontes e viadutos
Estruturas especiais
Lajes nervuradas com sistema de retirada das cubetas
Lajes/vigas em balanço sem a necessidade de escorar as mesmas até o solo (uso de treliças)
Desenvolvemos soluções especiais customizadas criando alternativas para reduzir a quantidade de equipamento mobilizado e a sua permanência nas obras.
Cimbramento ou cimbre é o conjunto de construções provisórias, em geral constituídas de peças acopladas e depois desmontadas, destinadas a suportar o peso de uma estrutura permanente, durante sua execução, até que se torne autoportante. Também corretamente chamado de escoramento, embora esta denominação se aplique, com mais propriedade, ao cimbramento constituído apenas por montantes e escoras.
O Cimbramento atende as seguintes finalidades:
• Apoio da estrutura de concreto, até que este material adquira resistência suficiente;
• Absorção de cargas de equipamentos e peso