cimbramento
Definição: Consiste no fornecimento e montagem de estruturas de sustentação das formas em obras não prediais em concreto armado. Estas estruturas são executadas com o objetivo de conter, provisoriamente, o peso próprio das formas e as cargas eventuais sobre as mesmas, durante e após a concretagem.
Os cimbramentos constituem-se de conjuntos de peças de madeira ou metálicas, ou da associação de ambas, posicionadas de acordo com projetos específicos para cada obra e dimensionadas em função dos esforços atuantes.
Tais estruturas são utilizadas em obras de infraestruturas executadas em concreto armado, tais como barragens, galerias, pontes, túneis, estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios enterrados e elevados etc.
Para efeito desta especificação, serão considerados os seguintes sistemas:
Cimbramento
4 REESCORAMENTO
Após a concretagem, inicia-se o processo de endurecimento do concreto, onde as peças atingem a condição de serem autoportantes (em média 72 horas após) até atingirem a resistência para a qual foram projetadas (28 dias). A fim de liberarmos a maioria das peças de cimbramento para o próximo uso, posicionamos novas escoras (ou, nos sistemas que permitem a desmontagem das outras peças sem movimentarmos asento
Diferentemente do escoramento escoras, deixamos parte delas) e depois desmontamos as demais peças para uso na próxima laje.
4.1 Sistemas de Reescoram
, o reescoramento é utilizado com um número inferior de opções. Como sua função é a de transmitir a carga de pavimentos superiores sendo concretados, a carga transferida a esse sistema é menor, além de apoiar diretamente as lajes e vigas já concretadas. Portanto, a complexidade dessa etapa é menor (mas não menos importante), como também é menor o número de elementos responsáveis pelo cumprimento dessa função.
4.1.1 Reescoramento de madeira
. Troncos: é um sistema extremamente rudimentar e desaconselhável. Geralmente de eucalipto, esses troncos têm um diâmetro de