Cihcosife0
1053 palavras
5 páginas
InDICEIntrodução.
I. Quem foi e quando viveu Sócrates
II. Os principais problemas de Sócrates
III. As ideias mais relevantes de Sócrates
IV. A importância do pensamento de Sócrates
Introdução
Foi solicitado pelo professor de Filosofia um trabalho sobre um filósofo à nossa escolha. Decidi optar por Sócrates, pois tendo ouvido falar acerca dele pouco sabia sobre este filósofo grego.
Circunscrevo os objectivos deste trabalho à exposição de alguns aspectos da sua vida e das suas principais ideias filosóficas. No essencial, trata-se de uma descrição sucinta e introdutória ao conhecimento deste filósofo famoso e sem obra escrita.
I. Quem Foi e quando viveu Sócrates
Sócrates nasceu na cidade grega de Atenas, provavelmente no ano de 470 AC, filho de um escultor e de uma parteira.
Completou a sua educação juvenil na cidade natal, tendo estudado geometria e astronomia. Só se ausentou de Atenas três vezes, para cumprir deveres militares. È descrito como um homem insensível à fadiga e ao frio, corajoso e senhor de si mesmo na derrota.
Manteve-se afastado da vida política. A sua vocação foi a filosofia, a que dedicou a sua vida e à qual se manteve fiel até à morte. Devido a esta vocação Sócrates viveu pobremente, com a mulher Xantipa e os filhos, tendo-se tornado um dos principais pensadores da Grécia Antiga.
A sua figura não condizia com a tradicional representação do sábio. De acordo com o relato dos que o descreveram a sua personalidade tinha algo de inquietante e a sua aparência física chocava com o ideal grego da alma sábia num corpo belo e harmonioso.
A conduta de Sócrates foi a prova das suas crenças filosóficas. Devido a elas foi condenado à morte, tendo aceitado essa sentença quando todos acreditavam que fugiria de Atenas.
II. Os problemas de Sócrates
Para Sócrates a questão central que se coloca ao filósofo é a do aperfeiçoamento humano. Como desenvolver a virtude e o bem?
Associado a essa questão surge uma