Cigarro e alcatrão
O benzopireno é um hidrocarboneto policíclico aromático (HPA) cancerígeno, encontrado principalmente na fumaça de cigarros e em carnes grelhadas e peixes defumados.
O benzo(a)pireno, mais chamado de benzopireno, é um composto aromático (hidrocarbonetos que apresentam pelo menos um anel benzênico em sua estrutura). Como possui cinco anéis aromáticos condensados, ele é mais especificamente um HPA (hidrocarboneto policíclico aromático), que é uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis aromáticos condensados. fórmula estrutural
Visto que o benzepireno é liberado na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro, ele está associado à ocorrência de câncer de pulmão, de laringe e de boca em fumantes. Ele também é provavelmente o causador do câncer de bexiga e de pâncreas nessas pessoas.
2. Fale um pouco sobre o alcatrão, um dos principais componentes do cigarro.
À semelhança de um derivado do carvão do qual retirou o seu nome, o alcatrão é uma substância que se encontra presente no fumo do tabaco. O alcatrão é um resíduo negro e viscoso composto por centenas de substâncias químicas, algumas das quais são consideradas carcinogénicas ou classificadas como resíduos tóxicos. Entre as substâncias que se podem encontrar no alcatrão do tabaco, incluem-se hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aminas aromáticas e compostos inorgânicos. Numa primeira instância, o alcatrão provoca a obstrução dos pulmões e perturbações respiratórias e, assim, à semelhança de outros componentes do cigarro, é responsável pela sua toxicidade, provocando a dependência do tabaco e várias doenças associadas ao seu consumo, como por exemplo cancer de pulmão e enfisema pulmonar.
3. Comente sobre os riscos do cigarro para a saúde.
O cigarro pode causar cerca de 50 doenças