ciganos
História
Originários do Noroeste da Índia, o povo que hoje é conhecido por cigano ou Rom partiu em êxodo desta região por volta do ano 1000 por razões ainda hoje não totalmente esclarecidas. Este povo espalhou-sepela Ásia e Norte da Europa num surto de migração que deu origem à denominação povo Rom. Um outro fluxo de migração passou pelo Egito, daí o nome de gypsy, tsigane, gitano e cigano, e veio a espalhar-sepelo Norte de África, Península Ibérica e Sul da Europa.
Os ciganos do Sul da Europa, Calés ou Calós em Portugal e Espanha e Manouches em França, bem como osRom do Leste da Europa, maioritariamente concentrados, em termos de países, na Roménia, em queconstituem cerca de mais de dois milhões e meio de pessoas, partilham todos a mesma herança cultural daÍndia, transformada por séculos de itinerância e nomadismo em contacto com povos de todo o Mundo.
Constituindo ao longo da História um grupo marginalizado pelas sociedades com as quais estiveram emcontacto pela recusa de abandonar a sua cultura, tradição, língua e costumes e pela sua necessidadevisceral de liberdade e independência, os ciganos escolheram durante séculos a vida nómada por ser aquelaque lhes permitia sobreviver em plena identidade. Para além da discriminação e exclusão social e racismo,os ciganos sofreram formas de escravatura real ou informal, como no caso da Roménia, e foram vítimas detentativa de genocídio do III Reich nazi que levou ao extermínio de cerca de meio milhão de homens,mulheres e crianças.
Os ciganos, ou Rom, são originários do noroeste da índia e partiram em êxodo desta região por volta dos anos 100, por razões até hoje desconhecidas. Eles se espalharam pela ÁSIA e NORTE DA EUROPA num surto de migração que deu origem á denominação povo Rom. Outro fluxo de migração passou pelo Egito, e veio a se espalhar pelo Norte da África, Península Ibérica e Sul da Europa,
Os ciganos são conhecidos como: