ciganos
Os Nômades são povos sem residência fixa, vivem em barracas de lona em determinado lugar e lá permanecem por tempo indeterminado, enquanto houver trabalho para meio de sustento e para suas atividades econômicas.
SEMINÔMADES
É um povo que vive em casa, porém fica pouco tempo nela. Os homens vijam sempre em busca de melhoria financeira, voltando a morar em barracas por tempo indeterminado dependendo da cidade.
SEDENTÁRIO
São aqueles que vivem em casas ou apartamentos, mas dentro da sua cultura, viajando se preciso, não vivendo mais em barracas.
NOMADISMO
É uma configuração para a cultura cigana, pela qual distingue entre os gadjé (não cigano), sendo eternos estrangeiros. Com o passa tempo foram tomando proveito da forma de errantes, se associaram as técnicas de comprar e vender produtos não encontrados na região, aos espetáculos de circo e a música.
O povo cigano foi perseguido e expulso, sendo mal interpretado pelos gadjé, por não se deixar escravizar pelo serviço braçal e não fixar-se nas terras, sendo inúteis aos demais povos.
HOMEM CIGANO
O homem cigano é fiel, prestativo e receptivo com as pessoas que eles confiam. De uma autoridade própria procuram sempre impor sua masculinidade diante do grupo. Tem muita facilidade para o negócio por sua oralidade.
Vaidoso – se preocupar com sua aparência, geralmente usam chapéu e botas de couro, esta é uma característica dos calons, usam cabelos compridos e usam muito ouro, usa somente calça, sua vaidade se revela através dos carros de grande porte.
Educados – são muito respeitosos com os seus, valorizam a opinião dos mais velhos tem aqueles que preservam amizades com os gadjé. Líder do lar – é da obrigação do homem o sustento e as decisões da família, no entanto é obediente as decisões do líder do grupo, não é empregado e não gosta de ser mandado, trabalha no comércio com diversos produtos e não faz trabalhos domésticos, busca estar presente na educação e na disciplina de seus filhos.
Ciumento –