científicos
Disciplina: Biologia Celular
Profa. Maria Adriana S. Carvalho
Série: 1º e 2º período Aluna: Nayara Monique M. Ribeiro. RA: 6622348246
Estudo Dirigido 2
1. O que significa dizer que a membrana plasmática é semi “permeável’’”?
R: Significa que há uma permeabilidade seletiva, no qual como o próprio nome já diz acontece uma seleção do que é necessário entrar na célula e o que precisa sair. Assim através dessa propriedade, o meio intracelular é capaz de manter uma composição química específica, constante e diferente daquela existente no meio extracelular.
2. Qual a composição química da membrana plasmática?
R: A composição química da membrana plasmática é formada pelos lipídeos, proteínas e os carboidratos em menor proporção.
3. Quais os tipos de lipídios da membrana plasmática?
R: Os lipídios da membrana são os; fosfolipídios, colesterol e glicolipídios. Moléculas longas com extremidades hidrofílicas e uma cadeia hidrofóbica (anfipática).
4. Explique o modelo do mosaico fluido proposto por Singer & Nicholson.
R: As moléculas de fosfolipídios dispõem-se lado a lado, deslocam-se continuamente, mas sem perder o contato e assim as proteínas se deslocam com facilidade na membrana.
5. Diferencie proteínas integrais e periféricas da membrana.
R: As integrais são firmemente associadas aos lipídios e só podem ser separadas da fração lipídica através do emprego de detergentes. As periféricas podem ser isoladas facilmente, bastando reduzir a concentração iônica da solução aquosa de extração.
6. Quais as funções das proteínas presentes na membrana?
R: Algumas das funções destas proteínas na membra são; reconhecimento, recepção de sinais, transporte de substâncias, catálise de enzimas, junção entre células.
7. O que é e quais as funções do glicocálice?
R: Glicocálice é uma região rica em carboidratos