ciencias
Atividade 01: Corrida de cegos
Na corrida para cegos o atleta é acompanhado por um guia que tem a função de orientá-lo no que se refere às delimitações da pista. O que os une é uma corda presa às mãos de ambos. O guia não pode em hipótese nenhuma puxar o atleta, caso isso aconteça o atleta será eliminado da prova.
Vivência: Dividindo a turma em duplas distribuir as vendas e pedir para que um integrante da dupla vende os olhos.
Marcar o circuito da prova e pedir para que os guias levem caminhando os atletas vendados para dar uma volta no circuito.
Após o reconhecimento da pista, dividir a turma em grupos de três duplas por vez para a disputa das corridas.
Importante: O guia não poderá por a mão no corredor, devendo o corredor segurar o guia pelo braço. Durante a prova o guia não poderá ficar a frente do competidor todo o tempo (poderá ficar ao lado ou atrás).
Obs. Após a vivência as funções se invertem e um novo circuito será montado.
"Saltar no Colchão". Nesta atividade todos os alunos deverão estar vendados e dispostos em duas grandes filas, eles deverão colocar a mão sobre o ombro do colega que está a frente, dessa forma todos se deslocarão juntos pela quadra com o auxilio do professor.
Esta atividade servirá para que os alunos se familiarizem com esta nova forma de deslocamento, que não permite utilizar a visão para guiar os seus passos.
Na segunda parte desta atividade, coloque dois colchões a frente de cada uma das filas, peça que um aluno de cada vez venha até o colchão para realizar o reconhecimento do espaço de salto. Oriente o aluno a tocar no colchão para descobrir a sua altura, a sua densidade (macio ou duro), qual o tamanho do colchão, todos esses indicativos ajudarão o aluno no momento do salto.
Peça que o aluno, realize um salto frontal caindo de pé em cima do colchão. Depois de realizar o salto o aluno será encaminhado pelo professor até a sua fila de origem. Permita que os alunos que não estão saltando, observem os