Ciencias
Os microprocessadores formam uma parte importantíssima do computador, chamada UCP (unidade central de processamento). Em inglês, CPU (central processing unit). Antes da Existência dos microprocessadores, as CPUs dos computadores eram formadas por um grande numero de chips, distribuídos ao longo de uma ou diversas placas. Um micro processador nada mais é que uma CPU inteira, dentro de um único CHIP.
A CPU, ou processador, tem como função principal unificar todo o sistema, controlando as funções realizadas por cada unidade funcional. É também responsável pela execução de todos os programas do sistema, que obrigatoriamente deverão ser armazenados na memória. A CPU é composta por dois componentes básicos: unidade de controle e unida de lógica e aritmética.
As primeiras CPUs personalizadas foram concebidas como parte de um computador maior. Porem esse método caro de fazer CPUs personalizadas para uma determinada aplicação deu desenvolvimento de processadores produzidos em massa que são feitas para um ou vários propósitos. Esta tendência de padronização em geral começou na época de discretos minicomputadores e mainframes transistores e acelerou rapidamente com a popularização como a padronização dos circuitos integrados (CI). Os CI tem permitido o processamento cada vez maios complexos para serem concebidos e fabricados em tamanhos da ordem de nanômetros. Tanto a miniaturização como a padronização dos processadores tem aumento a presença destes dispositivos digitais na vida moderna, muito além da aplicação limitada dedicada a computadores.
Representação de dados
Em um computador são armazenados e processados apenas dados e instruções. Um programa de computador é formado por uma sequência de instruções que operam sobre um conjunto de dados (os dados são os operandos das instruções - ver capítulo sobre Representação de Instruções). Um computador executa operações sobre dados numéricos (os números) ou alfabéticos (letras e