Ciencias
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, conta com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
As características gerais da sociedade cooperativa é a sociedade de pessoas , o objetivo principal é a prestação de serviços, pode ter um numero limitado de cooperados , o controle democrático ou seja uma pessoa = um voto.
ASSOCIAÇÃO:
Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, para a realização de um objetivo comum, pode ser interpretado como a operação matematica associativa.
FUNDAÇÃO:
Uma fundação , é considerado um fundo autônomo, que tem por finalidade uma ação e ou uma operação, definida em seus estatutos, é diferente do chamado Cooperativismo, pois é impessoal, no sentido de sua operacionalização, podendo inclusive mudar a operacionalização e ou amplia-la, de conformidade, sempre com a lei. De forma geral, é uma instituição caracterizada como pessoa jurídica composta pela organização de um patrimônio mas que não tem proprietário, nem titular, nem sócios. É uma entidade de direito privado, constituída por ata dotação patrimonial, intervivos e causamortes para determinada finalidade econômica não distributiva, segundo novo entendimento internacional sendo fiscalizada pelo Ministério Público (Poder Judiciário do País).
SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO – SCP:
Na Sociedade em Conta de Participação, o sócio ostensivo é o único que se obriga para com terceiro, os outros sócios ficam unicamente obrigados para com o mesmo sócio por todos os resultados das transações e obrigações sociais empreendidas nos termos precisos do contrato.
Não está sujeita às formalidades legais prescritas para as demais sociedades, não sendo necessário o registro de seu contrato social na Junta Comercial. Normalmente são