Ciencias Stella
Davy tornou-se conhecido devido às suas experiências sobre a acção fisiológica de alguns gases, como o protoxido de azoto (ou óxido nitroso) - conhecido como gás hilariante. Em 1801 foi nomeado professor catedrático no Royal Institution da Grã-Bretanha e membro da Royal Society.
Em 1800, Alessandro Volta apresentou a primeira pilha elétrica ou bateria. Davy usou esta bateria elétrica para separar sais em um processo hoje conhecido como eletrólise. Com muitas baterias em série ele foi capaz de separar o potássio e o sódio em 1807 e o cálcio, estrôncio, bário e magnésio em 1808. Também mostrou que o oxigênio não poderia ser obtido da substância conhecida como óxido-muriática ácida e provou ser a substância um elemento ao qual chamou de cloro.
Em 1811, Sir Humphry Davy descobriu o Dióxido de Cloro, através do Clorato de Potássio acidificado com Ácido Sulfúrico, o gás resultante da reação era por ele chamado de "The green-yellow gas Chlorine" (O amarelo e esverdeado Gás Cloro).
Humphrey Davy tinha mania de cheirar sues experimentos. Pois é, ele tinha o hábito de inalar os gases das suas experiências e por causa disso ele quase morreu várias vezes. Foram tantos envenenamentos e intoxicações acidentais que o corpo do homem pediu arrego – ele ficou inválido durante os últimos vintes anos de sua vida. Isto sem contar seus olhos, que ficaram com danos permanentes por conta de uma explosão com cloreto de hidrogênio.
Como ele não podia enxergar direito contratou um ajudante/aprendiz: Michael Faraday. Houve outra explosão causada pelo mesmo motivo e os olhos de Faraday também nunca mais foram os mesmos.