ciencias socias
Na linguagem do dia-a-dia, a palavra pessoa refere-se a um ser racional e consciente de si mesmo, com identidade própria. O exemplo exclusivo costuma ser o próprio ser humano embora haja quem estenda o conceito para outras espécies.
Uma pessoa é um ser social dotado de sensibilidade, com inteligência e vontade propriamente humanas. Para a psicologia, trata-se de um indivíduo humano concreto.
conceito de socialização:
Chama-se socialização ou sociabilização ao processo através do qual os indivíduos aprendem e interiorizam as normas e os valores de uma determinada sociedade e de uma cultura específica. Esta aprendizagem permite-lhes obter as capacidades necessárias para desempenharem com êxito o seu papel de interacção social.
Por outras palavras, a socialização é a tomada de consciência (ou consciencialização) da estrutura social que envolve uma pessoa. O processo é possível graças à acção dos chamados agentes sociais, que são as instituições e os sujeitos representativos com capacidade para transmitir os elementos culturais apropriados. Os agentes sociais de maior relevância são a escola e a família, embora não sejam os únicos.
Processos de aprendizagens: significa aproximar-se para tomar posse de algo, ou ainda, apropriar-se de algo. Assim, aprender é a necessidade mais imperativa na vida da criança em sua fase inicial, na maioria das vezes elas aprendem brincando, de forma espontânea e alegre com outras crianças de sua faixa etária ou até mesmo com idade superior a sua. Para elas, o importante é adquirir conhecimento em tudo o que fazem .Uma vez uma garotinha chamada Silvinha, que queria muito aprender a andar de bicicleta, porém, tinha muito medo de se machucar. O medo de Silvinha foi gradualmente vencido quando o pai se dispôs a ensiná-la a andar na tão sonhada bicicleta. Outro fator extremamente importante para que a aprendizagem de Silvinha ocorresse foi a confiança que ela depositou na pessoa do ensinante, que no