Ciencias Socias Aplicadas A Sa De Juliane
Pedreiras
Se em tempos passados pirenópolis nasceu e se desenvolveu a partir da exploração do ouro. Hoje a principal fonte econômica da cidade continua sendo a extração de um bem muito precioso: a pedra de pirenópolis, As pedreiras são a principal fonte de empregos e renda para cidade. Um bem natural que precisa ser explorado com consciência. A exploração mineral se realiza na Serra dos Pireneus, onde encontra-se em grande abundância o quartzito micáceo, rocha metamórfica de origem sedimentar, popularmente conhecida como Quartzito Goiás ou Pedra de Pirenópolis . Suas lâminas verdes, amarelas, brancas e rosas, brilhantes por causa da mica, são bastante utilizadas na construção civil, para decoração de pisos, paredes, muros, etc. A exploração desta rocha é uma das principais atividades econômicas do município, gerando centenas de empregos. Os trabalhadores de extração de pedra são conhecidos como bóias frias, (trabalhadores conduzidos por caminhões, em precárias condições de segurança, de casa até o local onde devem trabalhar. O nome advém do fato de estes trabalhadores levarem consigo suas próprias refeições 'na gíria, bóia' em recipientes sem isolamento térmico desde que saem de casa, de manhã cedo, o que faz com que elas já estejam frias na hora do almoço. Além de movimentar a economia da cidade, o quartzito ainda desempenha outro papel fundamental para o desenvolvimento da cidade, já que a pedra leva o nome de pirenópolis.
Agropecuária
A atividade agropecuária também é responsável pelo desenvolvimento da cidade. Com destaque para criação de gado para corte, produção leiteira, fruticultura, produção de arroz, cana de açúcar, milho e seringueira e mais recentemente a produção de mandioca.
TURISMO
Outra potência economica do munícipio de pirenópolis é o turismo. A beleza natural da cidade e as várias cachoeiras existentes são alguns dos atrativos. No entanto, o que mais atrai turistas aqui para o município é o patrimonio histórico e cultural da cidade.