Ciencias sociais
ETAPA 1
CULTURA
A cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização, é genericamente todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e capacidades adquiridos pelo homem, não somente em família, mas como membro de uma sociedade. * Cultura em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, simbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade, seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. * Cultura em filosofia é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. * Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. * Cultura na antropologia é comprendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A principal característica da cultura é a adaptação dos mecanismo que é a capacidade que os individuos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. A cultura é tembém um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam para à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
INDIVÍDUO
Indivíduo é todo ser humano considerado como uma pessoa isolada, oposto à coletividade ao grupo, ser particular de uma espécie, um indivíduo é uma coleção de pensamentos e ações considerado responsável por si mesmo. Como um conjunto de pensamentos e ações é considerado que um indivíduo depende de sua perspectiva, representação, de como se apresentam.
SOCIEDADE
A sociedade existe desde o próprio aparecimento do Homem, apesar de a sua forma de organização ter sofrido alterações ao longo da história, a sociedade do homem pré-histórico estava