ciencias sociais
A partir de 198, com o desenvolvimento sobre o significado social da, profissão, na década seguinte ocorrerá adensamento da temática, que aprendem o Serviço Social como trabalho, culminando na incorporação dessa perspectiva nos conteúdos formativos das novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social.
A temática é objeto do debate recente, quando se pode identificar nessa interlocução com Marx e com a apropriação da tradição Marxista, pelo Serviço Social, duas interpretações centrais sobre o fazer profissional: sua abordagem com o trabalho e com o complexo ideológico.
Ao proporcionar essa exposição do tema das relações entre trabalho e Serviço Social, os autores acrescentaram um terceiro eixo que, por assim dizem, caracteriza o amálgama central que permite encadear a argumentação e apreensão da inserção do assistente social em processos de trabalho.
Os autores se propõe, também, o objetivo de apresentar um livro que propicie a abordagem sob uma perspectiva didática, a fim de atender demandas dos estudantes de Serviço Social sobre o tema.
Processo esse que acentua os padrões de concentração, centralização e concorrência entre os capitais não só para retomar, de forma reestruturada, a hegemonia, mas também pelas alternativas proporcionadas pelas formas parasitárias do capital.
Destacam-se aí as transformações proporcionadas pelas novas tecnologias de base microeletrônica, mas ressaltam-se, em especial, as estratégias de organização e gestão dos processos e dos mercados de trabalho.
De fato ao problematizar as mudanças operadas nos processos de trabalho e, em especial, e os processos que caminhavam em direção á conformação de um possível “ pacto democrático”.
Contrastando o período