Ciencias Sociais
As Ciências Sociais podem ser entendidas como o estudo científico do comportamento humano, que é constituído pela sociedade, ou seja, o estudo das interações humanas. Uma das principais aplicações práticas da Sociologia é contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o resto do mundo. Isso envolve se estudar os diversos fenômenos sociais existentes nas diferentes sociedades humanas.
O homem somente adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social através da Cultura. Todas as sociedades possuem sua cultura e cada cultura e cada sociedade tem sua integridade própria, o seu sistema de valores e seus costumes. Com o processo de Globalização facilitado pelo avanço das telecomunicações, aumentam os contatos interculturais, e é cada vez maior e diversa a variedade cultural, e o conhecimento se propagam e se ampliam pelo contato entre as diversas culturas.
O indivíduo tem que se socializar e a família é o principal agente de socialização - é o agente básico e que mais influencia o indivíduo a se assumir como social: “ O Homem é um Ser Social” . A escola, logo depois, transmite às crianças a experiência de lidar com uma grande organização, onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar. Ao ingressar no mercado de trabalho, o homem toma contato com um meio hierárquico, politizado, onde sua permanência ocorrerá se o mesmo souber seguir as regras impostas pela sociedade que o cerca.
Sendo um ser social, o indivíduo é produto de um sistema complexo de interações que de um modo ou de outro, ocorre com toda a humanidade. O homem adquire hábitos e costumes que vão se agregando aos poucos em sua personalidade individual e o torna cada vez mais identificado com uma personalidade difusa conforme se ampliam as interações dentro de uma perspectiva global.
Este trabalho tem como objetivo mostrar o homem como ser social e ser político, suas influências e as influências que recebe,