ciencias sociais
(COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005, p. 256-257.) Considerando o texto acima e os processos de exclusão social no Brasil, é correto afirmar que:
a) a estigmatização estabelece distinções sociais entre grupos considerados dignos e outros associados com noções de vergonha, desvio e criminalidade.
b) a população pobre é a principal responsável pelo crescimento da criminalidade nos centros urbanos, aliando-se a organizações ilegais e exaltando a “cultura da pobreza” em produções culturais como o rap ou o hip hop.
c) o apelo ao consumo, feito pelas campanhas publicitárias veiculadas nos meios de comunicação de massa, retira o contraste entre uma sociedade construída nas propagandas e a situação de carência e de exclusão de grande parte da população.
d) a principal causa da pobreza, sobretudo nos centros urbanos, é a carência psicológica, ou seja, o sentimento de valorização das populações pobres em relação às ricas.
e) é possível identificar, no perfil biológico da população de uma determinada cidade, as justificativas para as condições precárias de sobrevivência de certos grupos sociais.
RESPOSTA: