ciencias sociais
Culto – grupo religioso que tem pouca ligação com as atividades governamentais, educacionais ou econômicas e que destaca a experiência emocional de seus membros.
Denominação – grupo religioso amplo, sustentado por doações privadas e não por subsídios governamentais. Influencia o comportamento das pessoas e resiste às influências institucionais que sejam contrárias às suas normas comportamentais.
Eclesia ou Estado-Igreja – organização religiosa que aceita o apoio do Estado e, em troca, sanciona as práticas culturais básicas da sociedade.
Educação – atividade básica da sociedade humana, que consiste em um processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades aos mais jovens.
Empresas transnacionais – grandes organizações empresariais que possuem estruturas nos mais diversos países.
Endogamia – forma de casamento em que os indivíduos são obrigados a escolher os cônjuges dentro do grupo a que pertencem.
Estado – consiste em um conjunto de instituições políticas especializadas, tendo como elememento constitutivo a nação que estabelece o controle no âmbito de um território definido e no qual reivindica o monopólio da força.
Estado do bem-estar social – forma de Estado capitalista que mantém o sistema econômico da livre empresa, mas com o Estado assumindo significativamente a promoção social, assegurando um padrão de vida mínimo aos cidadãos.
Exogamia – forma de casamento em que as pessoas são obrigadas a selecionar parceiros fora de um grupo específico.
Família – grupo de pessoas que são relacionadas entre si pelo sangue, casamento ou adoção, vivendo juntas por um período de tempo definido. Tem como responsabilidade principal a socialização de suas crianças e a satisfação de outras necessidades básicas.
Fundamentalismo religioso – movimentos ou correntes religiosas que pregam um retorno