CiENCIAS SOCIAIS
Com o início da Abordagem Humanística,o homem deixa de ser visto como um ser que só serve para a produzir e passa a ser o ponto principal nos meios de produção. Teoria das Relações Humanas
De acordo com Chiavenato, a Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos,e é opositora a Abordagem Clássica da Administração. Ela nasceu da necessidade de acabar com a forma de tratar o operário,pois na Abordagem Clássica,ele era visto como Ignorante,Vadio e Negligente.
Origem da Teoria das Relações Humanas
Chiavenato diz que ela nasceu pois houve a necessidade de acabar com os conceitos opressores da Teoria Clássica,adequando o povo americano a uma nova qualidade de vida; Com o surgimento das Ciências Humanas,a Psicologia e a Sociologia passa a ter uma grande influencia sobre as indústrias; Ouve a influencia de Kurt Lewin e Elton Mayo.
Experiencia de Hawthorne
Segundo Chiavenato (2009),a experiência de Hawthorne foi uma pesquisa realizada em uma fabrica de equipamentos eletrônicos que teve como objetivo analisar a relação que a iluminação tinha com a eficiência dos funcionários nos meios de produção. Ela foi dividida em duas fases,a primeira tinha como objetivo conhecer o efeito que a iluminação tinha sobre os operários. Foram formados dois grupos,o primeiro trabalhava sob uma luz que variava e o segundo sob uma luz constante. O resultado foi que os funcionários produziam mais quando a luz era mais forte e quando ela variava produziam menos. Na segunda fase,eles eliminaram os fatores psicológicos e focaram nos fisiológicos. Colocaram como estudo a fadiga humana,onde aplicavam intervalos de descanso e mudança de horário.
Conclusão da Experiencia:
A produtividade é conseqüência das relações sociais. Os operários agem em grupo e preferem produzir menos e perder recompensas do que colocar em risco suas relações com os companheiros de trabalho. Os grupos são integrados