Ciencias Sociais
É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.
O mercado tem aberto oportunidades para o cientista social, seja ele bacharel, seja ele licenciado. O bacharel encontra vagas especialmente no setor público, fazendo por exemplo o diagnóstico do impacto de grandes obras sobre determinada comunidade. Cresce também a procura por profissionais com domínio de técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, que atendem a demandas de institutos de pesquisa. Os licenciados encontram um bom mercado nas escolas de todo o país. "Os cursinhos pré-vestibulares também são campos de atuação. Como a disciplina é obrigatória no ensino médio, tornou-se também matéria que cai no vestibular", diz o professor Fabio Lanza, da UEL.
Esse curso exige grande carga de leitura e acompanhamento constante das questões sociais, culturais e políticas. Sua matriz curricular é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. O grupo de disciplinas obrigatórias é composto de história, geografia, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica. Há, ainda, aulas práticas, que incluem pesquisa de campo e coleta, análise e interpretação de dados empíricos. Quem opta pela licenciatura acrescenta à carga horária outras disciplinas obrigatórias, como didática geral e psicologia da educação, e deve cumprir estágio supervisionado. Algumas escolas