ciencias sociais tema 3
Tema 3: Culturas Contemporâneas: Localismos,
Comunidades Virtuais e Multiculturalismo
Autor: Tarcisio Torres Silva
Como citar este material:
SILVA, Tarcisio Torres. CiênciasSociais: Culturas Contemporâneas: Localismos, Comunidades
Virtuais e Multiculturalismo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional. 2014.
Como podemos notar nas aulas anteriores, acultura é complexa e decorrente de uma série de processos responsáveis por sua construção. Por isso mesmo é importante dar continuidade aos estudos de alguns fenômenos que impactam diretamente nassociedades contemporâneas.
Assim, nesta aula iremos estudar outros conceitos ligados à constituição da cultura: localismos, comunidades virtuais, multiculturalismo e sincretismo.
Esses conceitos nosajudarão a compreender melhor a cultura, observando como ela é dinâmica, adaptável aos locais em que é criada, expandida por meio das comunidades virtuais e regenerada por meio de processos de fluxos,trocas e intercâmbios culturais.
Para começar, vamos compreender melhor o que é localismo.
A maioria das pessoas nasce em determinado lugar e passa boa parte da infância (ou até mesmo a vidatoda!) neste mesmo espaço físico. Uma rua, uma vizinhança, uma cidade. Todo mundo tem pelo menos uma história de criança para contar sobre esses lugares, seja sobre a rua, a escola, o clube ou a praçacentral da cidade.
Do ponto de vista da cultura, é possível afirmar que o local tem grande influência sobre a cultura que iremos construir. Em cidades com clima quente, por exemplo, é comum vercasas avarandadas com muitas cadeiras do lado de fora. Esta prática, por sua vez, permite o maior contato entre os vizinhos e sua maior sociabilidade. Em cidades onde predominam temperaturas mais frias,as casas são construídas hermeticamente, de forma a manter o calor interno. Com mais tempo dentro de casa, espaços de lazer e cultura são adaptados para o interior da