Ciencias mecanicas
As decisões da sociedade são tomadas pela maioria absoluta de votos, sendo estes considerados de acordo com o número de cotas e não com o número de sócios.
Os sócios possuem responsabilidade limitada, sendo tal característica exclusiva desta sociedade entre todas as do tipo contratual. Representando atualmente a maior parte das sociedades empresárias do país, seu grande sucesso deve-se à limitação da responsabilidade subsidiária dos sócios quanto às obrigações sociais.
Cada sócio responsabiliza-se por suas cotas subscritas e não integralizadas, entretanto, sua responsabilidade é solidária pelo montante total do capital subscrito e não integralizado, cabendo, contudo, ação de regresso contra o os sócios em débito. Dessa maneira, caso o capital social não estiver completamente integralizado e o patrimônio da empresa for insuficiente para responder pelas dívidas sociais, os credores poderão executar o patrimônio pessoal dos sócios, limitando-se ao valor por eles subscrito e ainda não integralizado.
Fica claro, portanto, que o montante de capital social subscrito e ainda não integralizado é o limite da responsabilidade dos sócios e a dívida da sociedade que for superior a esse montante ou em caso de o capital social estar completamente integralizado, esgotado o patrimônio social, será arcada pelos credores, os quais não podem executar o patrimônio pessoal dos sócios além de tais limites, uma vez que é sempre limitada a responsabilidade desta sociedade.
Para se defenderem dos riscos de prejuízos, devido à responsabilidade limitada, os credores elevam os preços de seus produtos e serviços, os quais passam a embutir tais riscos, como ocorre nas exigências feitas pelos bancos de fiança ou aval para a concessão de empréstimos às empresas e, ainda, a