ciencias humanas
CURSO: FILOSOFIA – 1º SEMESTRE
DISCIPLINA: LEITURA FILOSOFICA E SUAS OBRAS
PROFESSOR: ALBERTO BRUM
ACADÊMICO: ADAUCI DE MORAIS SILVA
DATA: 04/04/2014
Fechamento de Platão: Fédon
“Que coisa mais estranha, isso que os homens chamam de prazer e como se harmoniza maravilhosamente com a dor que se acredita, entretanto, ser seu contrário. Porque, se não podem ser encontrados juntos quando se toma um dos dois, deve-se esperar quase sempre o outro.” (p. 120)
“Não se permita aqueles que preferem a morte à vida matar-se e que sejam obrigados a esperar por outro libertador.” (p. 122)
“É justo que alguém não possa se matar e que é preciso esperar que o Deus nos envie uma ordem formal para sairmos da vida, como a que hoje me envia.” (p. 123)
“Eis porque não me aflijo com aminha morte, morrerei tendo a esperança de que existe alguma coisa depois desta vida e de que de acordo com a antiga tradição os bons serão mais bem tratados do que os maus.” (p. 124)
“O trabalho do filosofo consiste em se ocupar mais particularmente que os demais homens em afastar a sua alma do contato com o corpo.” (p. 125)
“A morte é a separação da alma e do corpo, de modo que o corpo permaneça isolado em si mesmo de um lado e a alma em si mesma do outro.” (p. 125)
“Enquanto tivermos corpos e nossa alma estiver absorvida nessa corrupção, jamais possuiremos o objeto de nossos desejos, isso é a verdade.” (p. 127)
“É impossível conhecer alguma coisa de forma pura, enquanto se tem os corpos” (p.128)
“O homem que se revolta no momento da sua morte, não ama a sabedoria, mas sim o seu corpo.” (p.130)
“A inteligência é a única moeda válida, pela qual deve ser trocado qualquer coisa.”
(p. 130)
“A verdadeira virtude é a purificação de todos os pecados.” (p. 132)
“Obtivemos um principio geral, segundo o qual das coisas contrarias nascem aquelas que lhe são opostas.” (p. 133)
“É certo que a um retorno a vida, que os vivos nascem dos