Ciencias forenses
Ciências Forenses – Uma Introdução às Principais Áreas da Criminalística Moderna
Jesus Antonio Velho – Gustavo Caminoto Geiser – Alberi Espindula
A literatura relata que os recursos e técnicas oriundas da Odontologia Legal são empregados e aceitos em cortes internacionais há mais de 100 anos. No Brasil, contudo, muitos operadores do direito desconhecem o potencial e as possibilidades de seu emprego, realidade agravada pela ausência de Peritos Odontolegistas em muitos IMLs. A ausência do odontolegista nos quadros desses Institutos tem como consequência a não constatação de fatos de interesse a Justiça, relevantes na conclusão de um caso concreto.
Muitas vezes, mesmo quando constatados, são imprecisamente analisados, como nos casos que são realizados por profissionais não inseridos no mister da perícia odontológica, ou ainda, pela falta de estrutura técnico-científica que assegure a adequada realização dos exames.
Identificação Humana por
Método Odontológico
A identificação humana é, sem dúvida, a mais conhecida aplicação da Odontologia no campo forense. Entre as principais vantagens do método odontológico estão a sua simplicidade, acurácia e baixo custo, características que o tornam processo quase sempre presente nos protocolos de identificação. Pode ser empregado em indivíduos vivos
(geralmente desorientados e incapacitados), em cadáveres bem preservados, e também, pelo fato dos dentes serem as estruturas mais resistentes do corpo humano, em situações em que os demais métodos de identificação tendem a se tornar menos eficazes, como nos casos de identificação de cadáveres carbonizados, restos esqueletizados, corpos submersos por um longo período de tempo, ou ainda, em avançado estado de decomposição.
No caso específico de cadáveres carbonizados, mudanças estruturais dos dentes e dos materiais utilizados nos tratamentos dentários fornecem dados importantes na es-
Capítulo 5 – Odontologia Legal
Carlos Eduardo Palhares Machado – Marta