ciencias exatas na carreira agronomica
A Física, Química e Matemática aplicadas, correspondem aos segmentos mais práticos dessas ciências, de acesso e utilidades de diversas áreas de graduação, além da Agronomia.
As ciências aplicadas se encontram cada vez mais úteis nos melhoramentos das condições em todos os campos do saber, tais ciências fazem parte dos currículos dos cursos de engenharias e deverão dar.
Química aplicada nos cursos de engenharia. Estuda as leis ponderais e as leis dos gases. Princípios básicos da estrutura atômica e molecular. A Tabela Periódica e suas relações com as propriedades dos metais, não metais, gases nobres e metais de transição. Fórmulas e reações químicas. Principais funções da química inorgânica. Equilíbrio químico. Soluções, pH e solubilidade. Velocidade das reações. Principais funções da química orgânica. Os Processos Industriais centrados nos princípios da química e suas relações com o Meio Ambiente. A importância da química na Engenharia.
Sobre a Física aplicada à agronomia e a agricultura vale citar as palavras do presidente da EMBRAPA Presidente da Embrapa Silvio Crestana, através do Portal RIPA (2006) em que fala sobre papel da física no desenvolvimento de inovações para o agronegócio.
O centro de instrumentação agropecuária da Embrapa recebe aplicações da física na área de energia selecionando sementes sem que sejam destruídas, para aplicação em melhoramento genético.
Uma semente de soja pode funcionar como um “chip” de computador, armazenando informações de pesquisa e tecnologia para agregar valor à produção agrícola. Este exemplo, que ilustra a importância da ciência e da tecnologia na produção de grãos, foi utilizado pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, durante palestra sobre o papel da física no desenvolvimento de inovações para o agronegócio no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), no dia 6 de julho.
Segundo ele, a física aplicada é muito