Ciencias economicas
A demanda de um determinado bem é a quantidade desse bem que os consumidores pretendem adquirir em um certo intervalo de tempo (dia,mês,ano etc.).
A demanda de um bem é função de muitas variáveis: preço por unidade do produto, renda do consumidor, preços de bens substitutos, gastos etc. Supondo-se que todas as variáveis mantenham-se constantes, exceto o preço unitário do próprio produto ( p ) , verifica-se que o preço p relaciona-se com a quantidade demandada ( x ). Chama-se função de demanda à relação entre p e x, indicada por p= f(x).
Em geral, quando nos referimos à função de demanda, estaremos nos referindo a um grupo de consumidores e a chamaremos função de demanda de mercado.
O gráfico de p em função de x é o de uma função decrescente, pois quanto maior o preço, menor a quantidade demandada. Cada função de demanda depende dos valores em que ficaram fixadas as outras variáveis (renda, preço de bens substitutos etc.). Assim se for alterada a configuração dessas outras variáveis, teremos uma nova função de demanda.
Exemplo 01.
O número de sorvetes (x) demandados por semana numa sorveteria relaciona-se com o preço unitário (p) de acordo com a função de demanda p = 10 – 0,002.x .
Assim, se o preço por unidade for R$ 4,00, a quantidade x demandada por semana será dada por 4=10−0,002 → 0,002.=6 → =3.000
Chamamos oferta de um bem, em certo intervalo de tempo, à quantidade do bem que os vendedores desejam oferecer no mercado. A oferta é dependente de muitas variáveis: preço do bem, preços dos insumos utilizados na produção, tecnologia utilizada etc. Mantidas constantes todas as variáveis exceto o preço do próprio bem, chamamos função de oferta à relação entre o preço do bem (p) e a quantidade ofertada (x) e a indicamos por p=g(x). Normalmente, o gráfico de p em função de x é o de uma função crescente, pois quanto maior o preço, maior a quantidade ofertada.
Exemplo 02.