ciencias dos mat
LARISSA TOKUHARA, PRIMEIRO ANO E.M
O ESTILO ROMÂNICO
A arte românica se desenvolveu a partir do século XI até o início do século XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal.
No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse periodo.
O estilo é observado principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa, sendo o primeiro, depois da queda do Império Romano, a apresentar características comuns em várias regiões, pois até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos, sendo o românico o primeiro a trazer uma unidade comum.
Os materiais de construção das igrejas foram modificados, possibilitando a sua maior grandiosidade. A pedra foi empregada na construção e o telhado de madeira foi trocado por abóbadas de berço e de aresta, pois a igreja representa a ‘’fortaleza de Deus’’.
As igrejas são ricamente decoradas interna e externamente, através de esculturas nos tímpanos nas portas de entrada e nos capitéis e colunas, e pintura parietal nas absides e abóbadas das naves. A escultura e a pintura são carregadas de esquematização e simbolismo, representando um período onde o artista representa não somente o que vê, mas também o que sente.
Saint Sernin de Toulouse
ARQUITETURA
Durante a Idade Média os mosteiros se tornaram os centros culturais da Europa, onde a ciência, a arte e a literatura estavam centralizados. Os monges beneditinos foram os primeiros a propor em suas construções as formas originais do românico. Surge assim uma arquitetura abobadada, de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos, decorados lindamenre. Os mosteiros eram na verdade unidades independentes e dessa forma estruturaram-se segundo necessidades particulares.
Mosteiro Salvador do Paço de Souza
Podemos citar como importante