Ciencias do ambiente
A Educação infantil continua em processo de incorporação de novos alunos, com crescimento de 4% entre 2001 e 2002.O ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos apresentaram estabilidade e houve aumento no processo de inclusão da Educação Especial.
De acordo com os dados preliminares do Censo Escolar 2002, o Brasil tem 54.880.448 estudantes na Educação básica. Destes, 87,6% estão matriculados na rede pública de ensino. No último ano houve um crescimento de 1% no número total de alunos da Educação básica, que compreende as matrículas em creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Existem cerca de 214 mil estabelecimentos de ensino públicos e privados no País.
O ensino fundamental, entre todos os níveis de ensino, é o que concentra a maior parte da matrícula na rede pública: 90,8% dos alunos estudam em escolas pertencentes aos municípios, estados e governo federal. Na Educação de Jovens e Adultos, 91,7% dos alunos estudam em escolas da rede pública.
Os resultados preliminares do Censo Escolar 2002, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), foram publicados hoje, 29, no Diário Oficial da União, por meio da Portaria 2.426 de 28 de agosto de 2002. A partir desta data, as secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal terão um prazo de 30 dias para apresentar recursos para retificação dos dados