ciencias da saude
CURSO DE BIOMEDICINA
Disciplina: Biossegurança 1º semestre/2014
Professor (a): Manoela T Rodrigues
Grupo: Amanda Varela, Hemily Batista, Julia Fernandes, Kariny Silveira, Rafaela Tasca.
BIOSSEGURANÇA E O LABORATÓRIO CLÍNICO
Determinados procedimentos devem ser feitos quando o pessoal hospitalar for exposto a doenças como: herpes labial, varicela, sarampo e coqueluche. Alguma outra infecção, o profissional deve procurar orientações necessárias para a realização correta do procedimento.
Destinam-se a estabelecer critérios para o uso desses processos. A escolha do procedimento deverá estar condicionada ao potencial de contaminação das áreas e artigos. Preconiza-se a limpeza com água e sabão ou detergente, para a remoção da sujeira e do mau odor. Em caso de micro-organismos, faz-se o processo de desinfecção, mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos. A esterilização é utilizada para a destruição de todas as formas de vida microbiana, mediante á agentes físicos ou químicos. Os anti - sépticos são preparações contendo substâncias microbicidas de uso na pele, mucosa e ferimentos. A principal via de transmissão de infecção hospitalar, são as mãos dos componentes da equipe hospitalar, portanto, a adequada lavagem das mãos é fundamental para o seu controle.
Existem diversas técnicas para o manuseio de materiais evitando acidentes, como o uso das câmaras de segurança biológica, onde os usuários devem receber um manual de instruções, e o esclarecimento dos riscos existentes. Técnicas de emprego de pipetas e dispositivos de pipetagens; Técnicas para separação do soro; Limpeza e desinfecção do banho Maria; Limpeza e desinfecção de geladeiras e congeladores; Técnica para evitar a ingestão de material infeccioso e seu contato com a pele e os olhos; Técnicas para evitar a inoculação de material infeccioso; Técnicas para abris ampolas