Ciencias contábeis
Mediante relatórios periódicos e confiáveis, os gestores poderão planejar e corrigir ações. Por exemplo, se os custos de produção vem crescendo acima das receitas dos referidos produtos, pode-se investir em produtividade e racionalização administrativa, visando atingir um objetivo organizacional (lucro).
Para se fazer a contabilidade gerencial, é necessário um sistema integrado das informações gerenciais, financeiras e operacionais, para que supra as necessidades de informações dos administradores.
Para que o sistema de informação contábil atenda a estas necessidades, ele deve atender a dois pressupostos: Necessidade de informação, na qual a informação deverá ser construída para atender as necessidades de seus consumidores, cabendo aos contadores gerenciais construí-las com qualidade e custos competitivos e planejamento e controle , o qual o planejamento é exigido pelo sistema de informação gerencial (SIG) para a produção dos relatórios, que atenderão às necessidades dos usuários.
O sistema de informação contábil deve produzir informações para atender os níveis empresariais (estratégicos, tático, e operacional) o ciclo administrativo (planejamento, execução e controle) e o nível da estruturação da informação (estruturada, semi-estruturada e não-estruturada). Desta forma, o sistema de informação contábil tende a priorizar o atendimento de aspectos operacionais e táticos, com informações estruturadas e algumas semi-estruturadas.