Ciencias contábeis unopar portifolio em grupo 2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 Código de ética do contador 4
3 Comportamento Organizacional 6
4 Situação econômica da organização 7
5 A expansão da empresa e o papel da contabilidade 8
6 Aspectos éticos desconsiderados 9
7 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
De tempos em tempos, os contadores profissionais encontram-se em situações que dão origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações, que vão desde as mais triviais até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.
Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral. Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que, na verdade, jamais deveria ser esquecido em qualquer atividade profissional.
Demanda-se, a cada dia, mais transparência e disseminação ética em todos os atos, inclusive os profissionais e, particularmente exige-se do contador que exerça sua profissão com competência técnica e aplicação das regras inerentes à Ciência Contábil. Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e os princípios que regem uma profissão. O presente trabalho tem por objetivo comentar do ponto de vista ético-contábil a história de sucesso e fraudes fiscais da empresa Schincariol.
2 Código de ética do contador
O Código de Ética do Contador tem como principal objetivo nortear o profissional contábil em sua caminhada, tendo em vista uma mesma diretiva e conduta diante de assuntos e situações relacionados ao dia a dia da profissão.
Isso é bem evidenciado no capítulo um parágrafo único do mesmo, e segui-lo é fundamental para o bom exercício e atuação do Contador.
2.1 Irregularidades realizadas pelo contador da Schincariol
O Art. 2º, I, deixa claro que o exercer da profissão deve ser feito com zelo, diligência e honestidade aplicadas a observância da legislação