Ciencias contabeis
2.1 Conceitos de funções administrativas Antes de definir as funções administrativas, mister é que se definir o que é administração.
Entende-se que administração é a capacidade de resolver problemas. Problemas sempre apareceram, visto que resolvê-los tornou uma necessidade. Assim presume que para todo problema há uma solução, ou seja, entende-se também que administrar é a capacidade de tomas decisões. Mas, para que estas decisões sejam tomadas de forma correta, necessário foi criar as funções administrativas. Criado por Jules Henri Fayol, citado ao longo deste como ‘’Fayol’’ as funções administrativas tiveram e continuam tendo um papel importante e fundamental para que possa facilitar o papel do administrador nas organizações.
Funções do administrador; Fayol atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional, chamadas de POCCC:
1-prever e planejar, visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
2-organizar, constituir o duplo organismo material e social da empresa.
3-comandar, dirigir e orientar a organização.
4-coordenar, unir e harmonizar os atos e esforços coletivos.
5-controlar, verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas. Fayol ainda definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica, assim descrita por Ferreira (2006).
Função técnica-constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acordo com Fayol , o numero, a variedade e a importância das operações e as circunstancias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimento de um maior equilíbrio entre essas e outras funções.
Função comercial-envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a