Ciencias Contabeis
Todos sabem que o uso dos números na contabilidade é considerado uma rotina, pois estamos o tempo inteiro lidando com situações e atividade sem que os cálculos numéricos são necessários ao contrário do que todos imaginam.
Porém, sabemos que apenas isso não seja o suficiente para chegarmos a conclusão e defini-la como uma Ciência Exata, pois a Contabilidade possui objeto próprio; o estudo do Patrimônio, e consiste em uma criação de modelos que permitam raciocínio de informações resultando em uma melhor fonte para decisões, sendo assim entendemos que de fato trata-se de uma ciência social, o que a desqualifica como uma Ciência Exata.
Definimos a Contabilidade como uma Ciência Social pois ela estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui a Antropologia, Biblioteconomia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Contabilidade, Estatística, Psicologia social, Direito, entre outras. Por consequência, todas as demais classificações, método, conjunto de procedimentos, e técnica, - referem-se a simples aspectos da Contabilidade, usualmente em sua aplicação prática, na solução de questões concretas.
Além disso, o Contador hoje é muito mais administrador e consultor empresarial do que simplesmente um analista de dados econômicos e financeiros como se pensava anteriormente, e o papel do mesmo hoje dentro da empresa é cada vez mais fundamental.
Dessa forma podemos concluir que a matemática tem seu papel dentro da Ciência Contábil, mas participando de forma qualitativa e não quantitativa, e sempre sendo aplicada em casos específicos e de forma alguma a linha principal no curso, prevalecendo disciplinas como Contabilidade Geral, Administração, Direito e Economia, revelando o aspecto social e aplicado da Contabilidade, muito distante do conceito equivocado de ciência exata que muitos acreditam que ela seja.
Fonte de pesquisa: