Ciencias Contabeis
Ao longo de vários anos em função de diversos estudos para uma melhor forma de controlar o patrimônio, a contabilidade tem evoluído sugerindo melhorias em um sistema de informações que nos possibilita escolher a opção mais racional nas tomadas de decisões.
O ponto básico esta na Finalidade do que se pretende atingir com o estudo do objeto, assim também podemos afirmar que a finalidade, tal como, funções, são ações da contabilidade, e suas atribuições que são desencadeadas, para que os objetivos sejam cumpridos. Sendo assim a finalidade deste trabalho é demonstrar o objetivo, objeto e finalidade da contabilidade de maneira clara.
OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
Os objetivos conforme destaca a Resolução 774 do CFC (CONSELHO FEDERAL DE
CONTABILIDADE, 2000, p. 33), que “a existência de objetivos específicos não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra tão-somente no seu objeto”.
A contabilidade bem como o seu objetivo tem como valor a apuração correta e a analise das causas nas decorrentes mudanças do patrimônio. Porém alguns estudiosos apresentam uma diferente maneira na aplicação da contabilidade, que sugerindo que esta busca gerar aos usuários, informações sobre os aspectos econômicos, financeiro e físico do patrimônio das instituições e suas mudanças. Em outras palavras apenas apresentar registros, analises, prognósticos, diagnósticos, relatórios entre outros.
Por outro lado Hendriksen (1999, p. 93) diz que o Estudo na contabilidade apresenta os seguintes objetivos da contabilidade:
Medir os recursos possuídos por entidades específicas.
Refletir os direitos contra essas entidades e os interesses nelas existentes.
Medir as variações desses recursos, direitos e interesses.
Assim como a AICPA, American Institute of Certified Public Accountants apud
Iudícibus (1995, p. 18) “o objetivo básico dos demonstrativos financeiros é prover informação útil para a